Porque as pessoas resistem tanto as mudanças, se essas por sua vez, se faz necessária para um bom convívio entre as pessoas e a melhoria do ambiente em que elas estão inseridas?
Muitas transformações aconteceram e estão para acontecer no que diz respeito ao mercado de trabalho e nós devemos ser flexíveis para nos adaptarmos ao novo modelo nas empresas. As organizações passaram a exigir mais do colaborador e isso faz com que as pessoas passem a ter medo do que elas não conhecem por ser uma coisa nova.
Estar na zona de conforto, não sair da “caverna”, é muito mais simples e confortável do quê se expor. Mas se expor é um diferencial, desde que seja com consciência e responsabilidade. As empresas buscam nos profissionais um tipo de ousadia sadia, aqueles profissionais que sempre estão fazendo as mesmas coisas e resistindo as mudanças que aparecem, com certeza estão ficando para trás no mercado de trabalho, deixando de ter a chance de melhorar sua capacidade profissional.
Precisamos colocar na cabeça que se não mudarmos de acordo com a situação, algo acontecerá que nos mudará automaticamente, seja para melhor ou pior. Também podemos chamar isso de adaptação, que é a pessoa que aceita bem as mudanças e essa competência comportamental está em evidência na maioria das entrevistas de emprego.
Veja abaixo de você está aberto as mudanças, se é uma pessoa de fácil adaptação.
– Você sempre faz coisas novas no trabalho, está sempre trazendo novidades para seus líderes e amigos;
– Você sempre procura formas de fazer o seu trabalho, para descobrir novas possibilidades de aprendizado;
– Você não critica as mudanças. Espera para entendê-las e por em prática para depois tirar suas conclusões;
– Você quando tem dificuldade em algum tipo de mudança, consegue enxergar que o que precisa é de novos conhecimentos para poder se adaptar ao novo modelo da empresa;
– Você está ciente que o mercado de trabalho está em constante mudança e que você precisa está atualizado para se adaptar a isso.
Fonte: www.administradores.com.br